Psicologia

O psicólogo é responsável por estudar e analisar fenômenos psíquicos e de comportamento por meio das emoções, pensamentos e valores do indivíduo.

Com base nisso, o profissional diagnostica e previne ou trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Durante o tratamento, observa as atitudes, os sentimentos e principalmente os mecanismos mentais do paciente a fim de ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a modificar comportamentos inadequados.

Ele vai buscar entender quais são os contextos sociais e pessoais em que o paciente está inserido, além de analisar quais são as suas expectativas com o processo terapêutico. A partir desse compilado de informações, o psicólogo começará a trabalhar, junto ao paciente, em busca de respostas e resultados.

Benefícios

Fortalece o seu autoconhecimento: O autoconhecimento é uma parte em constante mudança na vida de qualquer pessoa. Passar por situações adversas e estressantes, como ocorrem em um hospital, clínica ou consultório, faz com que o médico esteja em contato constantemente com diversos pontos da sua personalidade. Com a terapia, é possível aprender a extrair o que há de melhor desses momentos.

Ajuda a lidar com os pacientes no dia a dia: Uma das principais habilidades que o profissional da saúde precisa ter é saber lidar, da melhor maneira possível, com os pacientes. Diante de tantos casos distintos e da pressão diária em salvar vidas, muitas vezes esse relacionamento pode ser prejudicado. Com a terapia, é possível se preparar psicologicamente para enfrentar essas situações.

Ajuda a superar barreiras: O acompanhamento psicológico é fundamental para ajudar o profissional compreender a si mesmo. Mas, antes de tudo, é uma forma de conhecimento mais profundo com o seu jeito de ser, de viver e de conviver. Questões que influenciam diretamente na rotina de trabalho.

Quem cuida precisa ser cuidado: Existe um imaginário de que médicos não adoecem. Muitas vezes, o próprio profissional acaba deixando a saúde de lado. Porém, devido à carga emocional dos atendimentos, os profissionais da saúde estão mais suscetíveis a danos ao psicológico e ao corpo. Com a terapia, é possível melhorar o desempenho no trabalho, uma vez que cuidar da mente também significa cuidar do corpo.

Equilíbrio emocional: se cuidar é fundamental: Fazer acompanhamento psicológico nada mais é do que buscar um equilíbrio emocional para lidar com a rotina de trabalho e com os obstáculos da vida. Ao trabalhar todas essas questões, os profissionais da saúde poderão empregar um olhar mais humanizado para seus pacientes.